A NOSSA JUSTIÇA
Justiça, você conhece o que é justiça? Justiça é pegar uma balança e dividir uma porção de arroz entre duas pessoas, fazendo com que as duas pessoas recebam exatamente a mesma quantia, isso é justo, igual, sem imparcialidade, não puxando para um lado nem para o outro.
Justiça é trabalhar o mês inteiro e receber o valor combinado, isso é justo, agora trabalhar e não receber o valor combinado é injusto.
Um dia vamos comparecer perante o tribunal de Cristo pra que recebamos o bem ou mal que tivermos feito no corpo, nosso advogado, Jesus Cristo passa a ser o justo juiz, ele vai fazer justiça.
Lembremos a história do rico e de lázaro, um recebeu os bens na vida, usou de forma errada não dividiu, nem creu em Deus, o outro recebeu os males, mas creu em Deus, a bíblia relata que a justiça foi feita, na morte o rico foi para o inferno e lázaro para o céu, cada um recebeu o justo, colheu o que plantou e o que mereceu.
Deus é justo para cumprir sua palavra, ele é justo para perdoar e salvar quem crê, mas é justo para condenar quem não crê e vive zombando de Deus.
Nós já sabemos que Deus é justo, mas o que eu quero ver é se nós também somos justos e se praticamos a justiça. Ser justo é receber uma tarefa e executar conforme foi ordenado, nem mais nem menos, o que foi combinado, assim ninguém pode condenar, nem pelo muito nem pelo pouco, ser justo é ser exato.
Mt 5.6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
O justo é receber das pessoas aquilo que eu faço para elas, se eu minto, eu não posso ficar nervoso se alguém mente pra mim, se eu roubo não posso reclamar se alguém me roubar, se falo mal dos outros eu não posso reclamar se falam mal de mim, se sou um pecador não posso condenar os pecadores, tem uma balança de justiça que pesa nossas obras. Será que nossas obras são boas ou más? Se colocarmos nossas obras numa balança elas vão pender para qual lado? Será que estamos sendo justos com agente e com as pessoas?
Vou dar exemplos, todos nós vamos ao banco, ás vezes a fila está grande, está demorando, e chega alguém e corta a fila, com isso viramos o bicho, depende do dia e da pressa gritamos, “ou ta cortando fila, vai pro final”, ai comentamos com os outros “que cara de pau”. Ok você chegou na frente é seu direito ser atendido primeiro, mas você quantas vezes já cortou a fila no banco? Nunca deu seus depósitos ou pagamentos para alguém fazer? Será que você foi justo? Se eu não gosto que alguém corte a fila eu não posso cortar também, isso é justiça. Quando eu não corto a fila eu posso reclamar de quem corta a fila, mas se corto a fila, como posso reclamar? O sujo falando do mal lavado, mas se corto a fila não posso reclamar de que está cortando, isso é justiça também.
Ás vezes nós reclamamos quando um idoso entra na nossa frente na boca do caixa, mas esquecemos que um dia vamos ficar velhos também, se você é daquele que reclama, um dia quando ficar velho e receber reclamações vai se lembrar do que fazia e vai ficar quietinho, pois quando era jovem também gostava de reclamar.
Isso é o justo, o que planta se colhe, quanta injustiça está colhendo hoje? Será que não é fruto do que você plantou um dia?
Mas existe o outro lado da moeda um dia vamos colher a justiça que praticamos, vamos colher as bênçãos.
Um dia recebi uma reclamação, pois tinha atrasado um pagamento em 02 dias, não tinha dinheiro aquele dia, mas no outro paguei, tudo bem, mas parei para pensar, sempre pago essa senhora antecipado, cinco, seis dias antes de vencer, e nunca recebi um obrigado, mas quando atraso uma parcela ela reclama, não é justo, aí resolvi escrever sobre a justiça, e pude ver o quanto falta justiça em nós.
Gostamos de receber em dia, mas não gostamos de pagar em dia, gostamos de receber ofertas, mas não gostamos de dar, sabe a balança sempre pesa a nosso favor, se é pra gente glória a Deus, mas se é para os outros que se virem.
A nossa justiça é um trapo de imundícias como a bíblia fala, achamos que fazemos o bem, mas muitas vezes somos injustos.
A justiça de Deus é diferente, veja como é:
Mt 7.12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
A justiça de Deus nos manda fazer as pessoas o que queremos de volta, plantar o bem pra colher o bem.
Amar para ser amado, perdoar para ser perdoado, ter misericórdia para receber misericórdia, fazer as pessoas somente o que gostaria de receber de volta.
Jesus foi justo, ele morreu na cruz por que era isso o que ele esperava receber, ele praticou a justiça e recebeu muitas vidas como oferta, e essas vidas são todos aqueles que crêem no evangelho.
Vejamos a justiça dos fariseus.
Mt 5.20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Jesus condenou os fariseus dizendo que a justiça deles era fraca, ou ruim, eles não tinham uma justiça verdadeira, os fariseus eram pessoas de autoridade que ensinavam as pessoas a Lei de Deus, mas eram falhos, eles ensinavam vários preceitos da Lei, mas eles não praticavam, ensinavam o jejum, mas não jejuavam, ensinavam sobre sacrifício, mas não faziam sacrifício, colocavam regras e mais regras para o povo, mas eles não cumpriam, veja o que a bíblia diz a respeito.
Mt 23.1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo:
Mt 23.2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
Mt 23.3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.
Mt 23.4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Mt 23.5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos;
Mt 23.6 gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas,
Mt 23.7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi.
Eles não praticavam a justiça, pois não faziam o que diziam, queriam a glória, mas não a mereciam, eram injustos e mentirosos, essa justiça de falar e não fazer Jesus condena e para entrar no Reino de Deus tem que ter uma justiça maior que a dos fariseus, nós temos que falar e fazer.
Concluindo, agente deve praticar a justiça, mas não fazer justiça com as próprias mãos, pois ás vezes recebemos o mal em troca do bem que fizemos, mas não devemos pagar com a mesma moeda. Devemos ser justos aos olhos de Deus e Ele fará a sua justiça em nossa vida.
O justo juiz julgará nossa causa, e se merecedores, seremos recompensados, absolvidos e a justiça triunfará.
Lc 18.2 dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens.
Lc 18.3 Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
Esse juiz não temia a Deus, mesmo assim fez justiça a viúva, mas nosso juiz é nosso pai, Ele nos ama e á seu tempo fará justiça a seus filhos.
Lc 18.7 E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles?
Lc 18.8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
Que nós possamos praticar obras de justiça, que possamos ser justos aos olhos de Deus e dos homens, e que quando injustiçados possamos esperar Deus julgar nossa causa e exercer a sua justiça.
Rm 12.19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
At 17.31 porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário