ONDE ESTÁ NOSSO TESOURO?
Lc 12.34 Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Nos dias de hoje muitas pessoas usam do evangelho para adquirir bens e riquezas, mas deveria ser ao contrario, os nossos bens e riquezas deveriam servir ao evangelho, e impulsionar o avanço do reino de Deus.
O evangelho está servindo para satisfazer ás pessoas, o que é algo natural, mas não é natural receber muito e não repartir nada. As pessoas de hoje não conseguem se saciar, elas ficam com a impressão que poderia ser melhor, mesmo quando se tem muito, nunca estão satisfeitas, e seguem buscando algo maior.
Se a pessoa consegue um carro, passa a querer outro, se consegue uma casa já não basta, agora ela quer um apartamento na praia.
Se a pessoa tem um negócio, agora ela quer outro negócio. Todo motivo é hora de trocar os bens por algo mais atualizado e novo, seja um carro novo, uma casa nova, ou moveis novos, pois o mundo ensina isso, que crescer na vida é crescer financeiramente e adquirir posses, e formam pessoas que vivem num consumismo desenfreado.
A igreja investe pouco em evangelismo, missões e obras sociais, por que as pessoas estão presas pelo consumismo e estão empenhadas muito mais em satisfazer seus desejos do que buscar os interesses do reino. A busca pela posição social e nome na sociedade leva o povo a investir tempo e dinheiro para adquirir riquezas e posses, ficando assim o reino de Deus em segundo plano.
A prosperidade do povo reflete na prosperidade da igreja, mas não adianta ter um povo rico com o coração egoísta e avarento.
Muitos na igreja ofertam com a intenção de receber 100 vezes mais, pois é um principio de dar e receber, de plantar e colher, mas o que realmente importa é o que vai retornar para o reino, pois Deus não dá nada para ser usado apenas para benefício próprio.
Glória a Deus, que existem pessoas que exercem fé para adquirir riquezas em prol do reino, com certeza seu celeiro sempre estará cheio.
As pessoas de hoje são apegadas aos bens e não investem no reino o quanto deveriam. Não vemos pessoas desfazendo-se de algo para investir no reino, pessoas investem somente em si mesmo.
Em atos dos apóstolos os discípulos vendiam seus bens para promover o evangelho, mas hoje todos só querem receber do evangelho.
O evangelho precisa de pessoas que façam sacrifícios para que vidas sejam salvas. Deus não precisa só do que sobra, ele quer algo a mais. Ele quer uma paixão por almas, que ultrapassa o entendimento das pessoas.
Quando alguém dá o que sobra não dá o melhor, pois muitos compram o que não precisam e o que não é para comprar, muitos fazem investimentos e não deixam sobrar nada para Deus e por desencargo de consciência dão a Deus o que sobra, isso quando não estão apertados.
Como vai sobrar se já se faz planos com o dinheiro antes de receber, é o carro novo, a casa nova e a TV de plasma que não pode faltar.
Saiba que nosso coração no geral não está em missões, mas sim em nossos interesses e sonhos pessoais, não é errado sonhar, mas é errado buscar o reino de Deus em segundo lugar.
Dificilmente você vê alguém que vende sua TV de 40 polegadas que custa 4.000,00 reais, só para ofertar o dinheiro da venda em missões, vemos poucos casos de desprendimento material e sacrifícios em prol do reino.
Ninguém precisa de 3 carros na garagem, de vários terrenos e varias casas, mas sim precisam ouvir mais a voz de Deus e entender que Deus da recursos para que possamos usar uma parte, mas a outra parte precisamos usar no projeto do reino.
Precisamos entender que somos o leito de um rio que as águas entram e saem sem impedimento, mas muitos são como uma represa que só recebem as águas até encher completamente. Muitas pessoas estão usando o dinheiro somente em benefício próprio, represam os recursos de Deus.
Entenda que uma parte da benção financeira que Deus libera em nossas mãos são recursos para promovermos o seu reino e não um meio de nos tornarmos uma mega estrutura que não abençoa ninguém.
Ninguém é rico só por causa da inteligência e força do braço, mas é Deus que abre ás portas, fortalece o homem e dá sabedoria para adquirir riquezas.
Is 64.4 Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.
Dt 8.17 e digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas.
Dt 8.18 Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.
Só com a força do braço dificilmente alguém enriquece, mas a benção de Deus faz toda a diferença, pois Deus dá ás idéias, provê os meios necessários para as pessoas, e até mesmo sem muito esforço alguém cresce na vida e prospera, pois é Deus que libera a sua benção.
Deus dá os talentos e coloca em nossas mãos habilidades, mas também espera um retorno em prol do seu reino, com certeza o trabalhador é digno do seu salário, mas ser egoísta e não dividir nada vai custar caro um dia. Deus vai cobrar os bens que passam em nossas mãos, Ele vai pedir contas do que ele confiou a nós, seja dinheiro, sabedoria ou pessoas.
Gostaria de falar da oferta da viúva pobre, A bíblia diz que ela ofertou duas moedinhas no baú das ofertas, e eram seus únicos recursos, tudo que tinha para sobreviver e isso tocou o coração de Jesus, pois os ricos davam grandes ofertas, mas davam do que sobrava e a viúva deu do que não era sobra, e sim do que era necessidade e Jesus disse que as duas moedinhas tinham um peso maior no reino do que as sacolas de moedas dos ricos.
O que Deus vê é nosso coração, pois nossa fé e confiança agradam o coração Dele, e todo sacrifício vem acompanhado com uma recompensa de Deus.
Ouvi o testemunho de pessoas que foram para o culto e ofertaram o dinheiro da passagem do ônibus e voltam pra casa a pé, isso é um grande sacrifico e toca o coração de Deus.
Alguém que divide seu prato de comida com a intenção de ajudar o necessitado está fazendo um sacrifício e isso toca o coração de Deus.
Se alguém tiver 10.000,00 na conta bancaria e ofertar 100,00 reais na igreja, essa pessoa esta dando um bom valor, mas não toca o coração de Deus.
É uma oferta boa pra igreja em números, mas não ouve um sacrifício que realmente merecesse uma festa nos céus.
Quando alguém gasta 1.000,00 reais com um celular novo e da apenas 10,00 reais em oferta missionária, está mostrando que o reino não está em primeiro lugar.
Depois disso faço algumas perguntas, quanto luxo e bens precisamos pra viver? O que realmente são necessidades e prioridades?
Pensando na salvação das vidas e no quanto é importante o nosso dinheiro para salva-las, gostaria que agente refletisse no seguinte, que poderia ser da vontade de Deus que tivéssemos uma vida mais simples deixando de ter algo por um tempo e usar o dinheiro para comprar um tesouro nos céus, investindo na salvação das pessoas.
Não podemos cobrar isso dos ímpios, mas sim da igreja, se a igreja é egoísta, como o reino de Deus vai crescer.
Deus não quer que ás pessoas dêem tudo o que tem, mas dêem o que Deus pede em seus corações.
Jesus falou para buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus, mas não queremos envolver nosso dinheiro nisso.
Jesus era bem rigoroso e aberto na questão do dinheiro, Ele vivia em prol do reino.
Veja alguns versículos que falam abertamente sobre o assunto do dar.
Lc 12.33 Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
At 4.32 Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
At 4.36 Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre,
At 4.37 possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.
Lc 18.22 Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
Lc 18.23 Mas, ouvindo ele isso, encheu-se de tristeza; porque era muito rico.
Ninguém geralmente prega isso ao pé da letra, nem eu quero pregar, também não quero dizer pra vender tudo e ofertar no reino, mas precisamos ensinar sobre isso, levar o povo a generosidade e fidelidade com Deus.
Não precisamos de grandes sacrifícios, mas sim um pouco mais de esforço, um pouco mais de amor a Deus e nossas ofertas demonstram honra para com Deus.
Vou dar alguns exemplos de boas ofertas:
- Tirar um tempo no domingo para fazer visitas ou evangelizar alguém é uma boa oferta para Deus;
- Deixar de fazer hora extra e ter mais tempo para Deus e para sua obra é uma boa oferta;
- Deixar de fazer uma viagem e ofertar o dinheiro no reino é uma boa oferta;
- Tirar férias e dedicar o tempo para a igreja de Jesus é uma boa oferta;
- Deixar de comer o lanche após o culto e ofertar é o dinheiro é uma boa oferta;
- Comprar um celular mais barato e ofertar o dinheiro em missões é uma boa oferta;
- Quando repartimos o pouco que temos, estamos dando uma boa oferta;
- Quando abrimos mão de algo que gostamos, para fazer algo para Deus, recebemos em contra partida o testemunho do Espírito Santo que Deus se agradou.
Esses são meios de demonstrar o nosso amor a Deus e também dar honra a Ele. São atitudes ás que demonstram o valor que ás almas tem para nós e fazendo assim estaremos reforçando nossa poupança nos céus.
Mt 6.19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mt 6.20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Mt 6.21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.