A IGREJA PRECISA ENSINAR PERSEVERANÇA
O evangelho está sendo pregado no Brasil com muita força, estamos vendo muitas pessoas se convertendo, estamos vendo também que muitas pessoas começaram a caminhada cristã com animo e vontade, querendo um compromisso com Jesus, elas ouviram o evangelho e receberam unção, e a alegria da salvação em Jesus, também receberam o carinho da igreja que é a família de Deus.
Mas também vemos algo que não é bom, muitas pessoas deixam Jesus e a igreja depois de um tempo, perderam aquela alegria, aquele fogo e a vontade de seguir Jesus.
A igreja de Jesus está ganhando vidas, mas está perdendo bastante, existe um entra e sai grande nas igrejas. Não podemos dizer que o problema é só das pessoas, parte da culpa cabe ás igrejas. A igreja de Jesus tem um papel de grande importância, que é cumprir a missão de levar o evangelho a toda á criatura, Jesus nos chamou a ganhar e cuidar bem das vidas.
Então, temos que detectar o problema para poder resolver. Vejo muitas pessoas que vem pra Jesus com motivações erradas, querem só as bênçãos de Deus e não querem compromisso. Outras pessoas estão na igreja, mas não aceitam ajuda nem correção. Também existem aquelas pessoas que não querem deixar o pecado e não querem ser lideradas.
Tem pessoas que não se ajudam, e com o tempo se frustram e abandonam o evangelho e a igreja conseqüentemente.
Mas tem muita gente boa que está saindo por culpa da igreja, a igreja tem um papel fundamental, que é preparar as vidas, como uma noiva que está adornada para Cristo.
Tem igreja que não tem a visão de acompanhamento e discipulado, não ensinam o novo convertido a viver a vida cristã da maneira correta, não ensinam que existem armadilhas que fazem ás pessoas desanimarem, vou citar três: O mundo, a carne e o diabo. Ás pessoas tem que ser ensinadas a perseverar, e não desistirem por causa dos problemas, das provações e tentações.
O fator que considero principal, que fazem ás pessoas desistirem da fé e se considerarem desviados, é a falta de comunhão com Deus.
As igrejas ensinam, mas não dão ênfase grande sobre esse assunto, todo crente deve saber que necessita ter comunhão diária com a palavra de Deus, todo crente deve saber que deve orar todos os dias, e também deve participar das reuniões.
A igreja que não cobra, não ensina e não incentiva tudo isso, vai ter problemas e perder muita gente.
Sabe porque? Por que a pessoa só é forte quando ela vai na fonte, quando ela aprende diretamente do Espírito Santo, quando Deus fala com o espírito dela e só conseguimos isso pela comunhão diária com Deus.
Precisamos entender que a oração, a leitura, a meditação, e a participação nos cultos, tem um papel fundamental que é enraizar, fortalecer e edificar a vida das pessoas em Deus, é somente assim que as tempestades da vida não nos derrubam.
Mt 7.24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
Mt 7.25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Jesus é a rocha, e todo crente precisa ter revelação pessoal de Deus, isso mantém nosso espírito aceso e mantém nossa vida frutificando.
A igreja que não tem essa visão diminui a qualidade, não cresce e perde muitas vidas. Não adianta ter um bom evangelismo para ganhar vidas se não tem estrutura para cuidar, pessoas fazem o que aprendem, e o papel da é igreja é fazer o povo guardar o que Jesus ensinou.
Quero te dizer algo, o pastor é uma espécie de João batista, ele chama ao arrependimento, ensina, cuida, mas não salva, ele é o meio que Deus usa para levar pessoas a Jesus, o pastor aponta o caminho para Jesus. João Batista disse que não era o messias ele veio só para preparar o caminho, veio antes aplainando e endireitando as veredas, para que Jesus pudesse passar. O pastor vem antes, ele batiza as pessoas, as conduz ao arrependimento, ensina algumas coisas, trata os problemas, e leva ás pessoas a terem um encontro com Jesus. Vai chegar o tempo que apenas a participação nos cultos não fará mais mudanças, chegará o tempo que a pessoa precisa de algo a mais, ela precisará ser discípulo de Jesus, ter comunhão com ele, e aprender diretamente de Deus. A pessoa continua sendo submissa a um pastor, continua participando dos cultos, engajado na obra, mas tem uma fonte lá na sua casa, esse é o ponto principal, a pessoa renova sua fé ouvindo de Jesus, em comunhão com o Espírito Santo, lendo a bíblia, meditando e orando. O crente que descobre isso passa a ser vitorioso, se torna maduro, e da muitos frutos. A igreja que descobre isso, é uma igreja forte em suas bases, tem um povo tratado e curado, que aceita ás mudanças, que só Deus pode fazer, e o melhor é aprender Diretamente de Deus.
Alguns ensinam que a participação nos cultos basta, a pessoa estará alimentada até o próximo culto, mas é um engano ensinar assim, só participar dos cultos não edifica como convém. Só participar dos cultos apenas prolonga a vida espiritual da pessoa até o próximo desanimo, pois com o tempo ela já ouviu tudo, já sabe tudo, e o que é pregado não fala mais com ela, por isso existem tantos desviados. Vemos muitos mendigos conhecedores da bíblia, eles possuem conhecimento, mas não tem o espírito renovado por Deus.
Mt 4.4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
O homem precisa buscar o pão de cada dia, esse pão agente acha na comunhão diária com Deus, que é feita em nossa casa.
As igrejas cobram a participação nos cultos, nas células, nas programações, mas nunca tem a unanimidade, sempre tem gente dando trabalho e faltando nos projetos.
Como igreja de Jesus, temos que ensinar e cobrar a comunhão diária com Deus, e não são somente os lideres que precisam, mas toda a igreja precisa. No mais os líderes só são líderes porque tiveram uma comunhão diária com Deus. Temos que incentivar o povo a ter um devocional diário com a palavra de Deus, lendo e meditando. Nesse devocional deve se ter um tempo de oração e deixar Deus falar, também recebemos de Deus o pão quentinho para o nosso dia a dia, que nos alimenta e fortalece nosso espírito.
As igrejas também devem ter uma ferramenta de discipulado, que tem o objetivo de ensinar o básico da doutrina de Cristo, e nesse discipulado gerar o desejo no novo convertido de buscar suas próprias revelações e experiência com Deus, para que essa pessoa com o tempo possa caminhar sozinha.
O discipulado é o leite para a criança recém nascida em Cristo, é necessário, mas com o tempo ela precisa aprender como achar seu próprio alimento e caminhar sem dependência dos outros.
O crente firmado na rocha é benção na sua igreja ele não da trabalho e produz muitos frutos.
O crente que não tem comunhão com Deus vai á igreja só para receber, ele só sabe pedir, mas o crente que tem comunhão com Deus, vai á igreja para dar e também ajuda a servir no corpo de Cristo.
Outra ferramenta que as igrejas precisam, são cursos de treinamento de líderes, para que o novo convertido tenha uma orientação e preparo para servir no corpo de Cristo e assim ele possa descobrir seu ministério e papel no reino de Deus.
A igreja faz sua parte, que é ganhar vidas e ensinar o caminho para o Santo dos Santos. A partir daí o Espírito Santo faz a sua parte que é revelar Deus, e Deus daí por diante poderá reinar nas vidas.